O sítio Terra Mãe, além de ser o ponto de encontro do coletivo Conscientiza Piapitangui também é uma unidade modelo de recuperação ambiental com agrofloresta e meliponicultura. As experiências sensíveis no Sítio Terra Mãe contribuíram para a formação dos educadores do Programa Municipal de Educação Ambiental do município de Viana
Imagem 01- Ninho de abelha Bugia ou Urucú dourada
imagem 02 - foto do Meliponicultor e uma colheita pedagógica
Imagem 03 - Meliponário do Sítio Terra Mãe
imagem 04- Manejo pedagógico para a formação de professores da educação no campo.
imagem 5 e 6 - Uruçu é uma palavra que vem do tupi “eiru su”, que nessa língua indígena significa “abelha grande”. Essa nomenclatura está relacionada com diversas abelhas do mesmo gênero, encontradas não só no Nordeste, mas também na região Norte. No Brasil, existe a Uruçu amarela (Melipona rufiventris), bem como a Uruçu Verdadeira ou Uruçu do Nordeste (Melipona scutellaris).
Tetragonisca angustula
A Tetragonisca angustula, também chamada jataí-amarela, abelha-ouro, jati, abelha-mirim, mosquitinha-verdadeira, sete-portas, três-portas, abelha de botas e minguinho é uma abelha social da subfamília dos meliponíneos, de ampla distribuição no Brasil.
OFERTAMOS CURSOS
O curso visa preparar os alunos em todos os procedimentos que envolvam a prática, desde o histórico da criação de abelhas nativas até os processos que integram a atividade como fonte de renda. Porém é necessário acrescer aos estudantes o pensamento crítico, questões éticas e compromissos com as dimensões da sustentabilidade e com o conservacionismo de espécimes nativos.
O trabalhador poderá atuar em seu próprio meliponário, em uma atividade que gere renda, com as mais variadas práticas dentro da meliponicultura ou como criador conservacionista com o objetivo de proteção da fauna e a partir daí da flora local devido aos serviços ecológicos realizados pelas abelhas nativas, como o principal deles a polinização.
Comments